Loading...

Filosofia Educacional

Transformando habilidades em competências para a construção de um mundo melhor



Neste novo século torna-se essencial a implantação e o desenvolvimento de uma escola cidadã, democrática, transformadora, inclusiva e acima de tudo comprometida com o bem comum da sociedade em que está inserida. Para tanto, ela deve desenvolver atividades que possibilitem a integração escola-comunidade, incentivar a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, promover o crescimento, a integração e o desenvolvimento de uma consciência crítica onde os alunos vivenciem e percebam que é pela participação que aprendemos, compreendemos e transformamos o mundo que temos, no mundo que queremos.

Acreditamos e lutamos pelo ideal de sociedade participativa e crítica, a partir da união dos grupos sociais, assim como de toda humanidade, possibilitando a vivência de ações de colaboração, solidariedade, amor, fraternidade e felicidade de todos, para todos. Fortalecendo as relações humanas, principalmente, os laços de família.

Queremos uma escola que invista em seu papel de educar pela e para a cidadania e que respeite as diversidades éticas, culturais, religiosas e ideológicas inerentes a qualquer sociedade.

Vemos, portanto, o educando como sujeito de seu processo, tendo a certeza de que sua aprendizagem não se encerra nos muros da escola, ela acontece na integração social e cultural. O aluno é um SER de relação, com uma identidade própria que precisa ser respeitada. Vislumbramos com isso, a possibilidade de apreender e desvelar a si mesmo e ao mundo com alegria e prazer, na certeza de construir uma sociedade melhor, mais justa e fraterna.