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Proposta Pedagógica

Com mais de 40 anos de Experiência formando lideres e protagonistas



A Proposta Pedagógica do EDUCANDÁRIO TORRES PÁDUA está pautada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996) e fundamentada nos princípios da concepção sociointeracionista, com base em uma educação comprometida com a cidadania. Por isso, as abordagens educacionais possibilitam ao aluno interpretar a realidade, construir significados e gerar novas possibilidades de conhecimento sob a mediação dos professores.

Visando uma educação de igualdade, o Educandário Torres Pádua realiza suas atividades e projetos escolares atrelados a nova proposta educacional BNCC – Base Nacional Comum Currricular, que é um documento que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais a todos os alunos, pautada na Lei (LDB nº9.394/96).

Vivemos no mundo da informação, da conectividade e da inovação. A escola atual precisa formar pessoas criativas, dinâmicas e de mente flexível, capazes de relacionar o que aprenderam em sala de aula com sua realidade. Assim, buscamos trilhar um caminho mais dinâmico, multidisciplinar, no qual os alunos realizam pesquisas, análises e vivências que possibilitam a construção da aprendizagem significativa.

As trocas de saberes são sempre asseguradas por uma prática pedagógica refletida intencionalmente e comprometida com o processo de avaliação e de desenvolvimento de nossos alunos. Esta avaliação processual implica valorizar as conquistas, assegurar a construção da autonomia e proceder uma análise individualizada, levando em consideração os contextos em que elas se realizaram.

O EDUCANDÁRIO TORRES PÁDUA acredita que para aprender é necessário enfrentar desafios, superar modos antigos de pensar, sentir, agir e desejar, ensaiar o acerto, esperar ser mais, ser diferente. Essa tarefa não é fácil. Porém, é fascinante quando há um olhar para o desenvolvimento do ser humano nos seus mais diversificados aspectos.

Sendo assim, buscamos a formação de construtores de seus próprios processos de aprendizagem e não meros repetidores de conteúdos aleatórios.



“Educar para a resiliência é fazer bem o que a escola tem de fazer:
ensinar à todos, em clima de acolhimento e confiança”.
Guiomar Melo